Ilustrações ganham vida em livro animado

O encanto dos livros conquista leitores seja por sua capa bem elaborada, pelas páginas de história cativante ou apenas pelo cheiro de livro novo – ou velho. Virgilo Villoresi e Virginia Mori querem conquistar amantes das artes com um aspecto único: um livro animado.

Como se fossem cenas de uma série de TV ou de algum filme de terror, as ilustrações de Mori ganham vida ao passar um papel filme óptico especial pelas páginas do livro. O papel, que vem junto com o livro, permite que as sombras dancem na escuridão, que o cabelo farfalhe ao vento e que as ondas batam suavemente contra um barco a remo.

Intitulado “Vento”, o livro foi inspirado por técnicas que remontam às origens do cinema e é uma homenagem à íntima relação entre imagem e movimento. A ideia foi de Villoresi para animar as ilustrações de Mori resultando em um diálogo entre a imaginação de ambos artistas.

“Vento” é o primeiro de uma série de livros animados e interativos cujas páginas se desenvolverão ao longo do tempo, dando ao leitor a possibilidade de construir e desconstruir a trama. Como cada imagem revela uma história própria, o leitor é livre para imaginar as ligações que podem ou não existir entre elas.

Virgilio é natural de Florença, Itália, e teve como inspirações para seus trabalhos animadores poloneses, o cinema experimental europeu e italiano e o teatro, cinema, arte e literatura vanguardista. Virginia, também italiana, estudou ilustração e animação e já ganhou diversos prêmios por seus trabalhos, como o Annecy (festival francês de filmes animados).

Assistam ao vídeo de demonstração para entender melhor:

O livro custa 22 euros e pode ser encomendado aqui.

Fonte: This Is Colossal e WithStandFilm

creativeDTLOGO2-e1416597059916

Equipe D&T

Compartilhe
Comentários