Projeto inteligente para ciclovias na Alemanha

O projeto alemão chamado “Radbahn” que está chamando a atenção de muita gente é uma proposta de ciclovia inteligente coberta com extensão de nove quilômetros.

Em qualquer lugar do mundo – ou quase – ciclistas sofrem durante os dias de chuvas, principalmente aquelas intensas, pois as ciclovias são totalmente aberta e não tem capacete ou roupa especial que ajude nesse momento. Radbahn é um projeto que pretende oferecer maior seguranças às pessoas que utilizam as ciclovias de Berlim fazendo uma cobertura que proteja ciclistas da chuva e temporais. Há também um foco na sustentabilidade, transformando o pavimento em gerador de energia através do atrito causado pelos pneus que será convertida em iluminação por todo o trajeto composto por semáforos e placas informativas.

ciclovia1

ciclovia5

Como uma mini comunidade à parte da bagunça entre carros e motos, o trajeto contará com espaços para descanso, cafés, estações de serviços com assistência técnica, aluguel de bikes e hortas urbanas.

ciclovia4

ciclovia3

O projeto de ciclovia inteligente tem como ponto inicial o viaduto U1- a via em si já existe, porém a falta de segurança no local deixa os ciclistas inseguros quanto trajetos na região. A implementação desse sistema deve resolver esse problema, mas ainda não há data especifica para o início da construção.

Assista abaixo o conceito do projeto dividido em “antes e depois”:

Fonte: Hypeness

creativeDTLOGO2-e1416597059916Equipe D&T

Compartilhe
Comentários