Os espaços desenvolvidos para o outro por Roberto Carril

A arte faz parte de tudo o que tocamos, sentimos e vemos e desde pequenos já somos expostos e cativados por ela. Não foi diferente com o arquiteto, publicitário e designer de interiores Roberto Carril.

Carril nos conta que desde criança brincava com palitos de picolé para abrigar seus bonecos. “Sempre me interessei sobre o uso do espaço – todas as relações que vivemos e compartilhamos dentro e fora dele”, diz o mato-grossense.

robertocarril9

robertocarril7

Mesmo estando há um bom tempo atuando em diversas áreas em que se especializou, Roberto Carril considera-se um grande observador, pois para criar um espaço para outra pessoa é preciso ouvir e observar mais o outro: modo de viver, costumes, hábitos, história de vida e por ai vai. Só assim será possível entender o cliente e traduzir os desejos em espaços físicos que represente-o de forma integra. “Pra mim arquitetura é um fenômeno cênico, isso diz muito sobre como projeto o espaço do outro, ou para o “ser”.”

robertocarril8

robertocarril5

robertocarril1

As inspirações para criar todo seu incrível trabalho vem das coisas mais simples: músicas, leitura, se relacionar com o outro, estudar, pesquisar, entre outros.

robertocarril12

robertocarril11

robertocarril10

robertocarril2

Presente no mercado há quase 20 anos, Carril se formou em arquitetura pela UniCEUB, estudou Publicidade e Design de Interiores na UC Berkley, em San Francisco, concluiu sua pós-graduação na IED Espanha em Design de Imobiliário e um Master em Espaços Comerciais na ELISAVA – Escola Superior de Design e Engenharia Pompeu Fabra, Espanha. Com tamanha bagagem e anos de experiência, o profissional compartilhou algumas dicas para quem está começando ou se interessa por essa área de atuação: “Seja sempre um eterno aprendiz observador. Procure experimentar e vivenciar o que a vida oferece em todos os aspectos. Não seja preconceituoso e busque ouvir mais do que falar. A excelência esta nos detalhes, nas entrelinhas e nas sensações; Viaje o máximo que puder. Se possível, uma vez por ano, vá a algum lugar que nunca esteve antes. Aprecie a arte e todas as suas expressões –  cinema, teatro, vá a galerias, museus, construções históricas, cidades e monumentos… E abstraia… Se relacione com tudo e com todos ao seu redor. Viva intensamente!”

robertocarril6

Acompanho o trabalho de Roberto em seu instagram @J_Carril

 Esta postagem faz parte do concurso nas redes sociais que convida criativos da área da arte, design e tecnologia a nos mostrarem suas criações incríveis por meio da #CriativosDT e, a cada 15 dias, escolhemos um para falar aqui no DesignTendencia. 

creativeDTLOGO2-e1416597059916Equipe D&T

Compartilhe
Comentários